Plano de Contingência

Os benefícios do Planejamento de Contingência - olhar para o futuro na tentativa de antecipar acontecimentos - validaram-no como uma importante ferramenta para qualquer organização que precise planejar sua sobrevivência em caso de um evento adverso - tanto os de pequeno porte como os mais dramáticos.

Os responsáveis pelo Facility Management de uma propriedade ou infra-estrutura predial devem oferecer aos clientes o desenvolvimento e a implantação do Plano de Contingência para as suas instalações prediais ou industriais, e para isso, torna-se fundamental ter pleno conhecimento do seu business, das suas prioridades e das suas particularidades.

É exatamente nestes detalhes que se encontra aquele plus  oferecido, diferenciando a prestação do serviço. Isso é trilhar o caminho da excelência na prestação do serviço, valorizando a atividade de facility management e por consequência os negócios dos clientes.

Como as sérias ocorrências acontecem inesperadamente, o crescimento deste planejamento gerencial é resultado direto da constatação de que os sinistros não acontecem somente com o vizinho. E quando ocorrem, não há tempo para planejar, para pensar ; a reação deve ser imediata, direta, intuitivamente eficiente.

Por isso, talvez o aspecto mais importante do planejamento de contingência efetivo é o desenvolvimento de exercícios simulados, que propiciam aos participantes a mais próxima e dramática experiência no confronto e no manejo de uma ocorrência grave. Em todos os sentidos. O uso regular de exercícios de treinamento simulado é a resposta que devemos adotar para assegurar a máxima eficiência no enfrentamento de situações emergenciais.

E é aí que entram os detalhes particulares a cada instalação, a cada cliente. O perfeito conhecimento do seu business vai nos diferenciar e dar mais qualidade ao planejamento de contingência. Isso estende-se ao dia-a-dia também, obviamente.

Deixamos essa mensagem a todos os colegas responsáveis pelo Facility Management de uma propriedade:

Façam o Plano de Contingência, personalizado às instalações existentes, às características do business  impactado, simples e flexível. E pratiquem-no com frequência mínima semestral. Embora uma simulação sempre perca alguns dos elementos da realidade, ela é inestimável.
Façam do Plano de Contingência um forte diferencial a seu favor e aos negócios do seus clientes.

VOLTAR



   
© 2006 - 2011 | Conbras Engenharia